4 de março de 2007

experiencias gastronomicas

Há duas semanas, o Schiller's Liquor Bar, para o brunch, graças ao Ricardo e à Maria. O sítio é fantástico, as paredes cobertas a azulejo branco (chamado subway tile por ser igual ao do metro), tudo com ar de leitaria anos 20, muito elegante e populado por jovens burgueses como nós, a armar ao rico com ar de pobre. E a comida também não era nada má, pela primeira vez pareceu-me comer uns ovos feitos com manteiga a sério, e não aquela merda que se põe num spray e depois se espalha na chapa. Como é da praxe, é preciso esperar porque não se fazem reservas para o brunch, mas vale a pena, e a espera é - I Love America! - sempre menor que o anunciado.
Na quarta-feira passada, dia de pagamento, fui com alguns colegas ao santuário da carne - o Peter Luger, em Brooklyn. Vai-se lá para comer o melhor bife da galáxia (pelo menos desta) e tinha lido em tudo o que era lado que o problema era o serviço antipático. Qual quê, foi um prazer ser servido por um cavalheiro nos seus 50s, com sotaque alemão (provavelmente judeu), austero e carismático. "Querem menus? Temos bifes, cabrito e salmão, e cerveja". Claro que não andei uma hora de metro para vir comer salmão, venha lá o bife e a cerveja. O espaço era também velho, o mesmo desde 1800 e tal, paredes de madeira escura com tectos brancos, mesas compridas, simples, e tudo com um ar robusto, americano. O bife foi uma ode à carne, veio sem sal para que o puséssemos nós, e cada pedaço sumarento derretia-se com o esparregado e as batatas. Agora quero comer uma posta mirandesa, no Verão, para comparar.
E hoje, o Essex, o mais low-budget dos três, em que 16 dólares nos trouxeram ovos, salmão (ao pequeno-almoço sabe bem), ovos de salmão, crepes de batata e três bebidas a cada. Nada mau, é pena é a viagem porque estes sítios ficam todos longe da minha casa, mas não há de andar longe o dia da mudança.

2 comentários:

Sinapse disse...

Hum, já sei onde espreitar para mais dicas em NY! Qual Zagat qual quê! ... aqui o blog revela-se um autêntico guia gastronómico!


Gostei de vos conhecer!
Até à próxima,
Sinapse

Anónimo disse...

Ignora as frases feitas dos guias turísticos que há anos não são actualizados...posta mirandesa no lareira em mogadouro...e que te saiba muito bem!